FRASES - EQUIPAS

"Uma soma de grandes individualidades não faz uma grande equipa, mas não há grandes equipas sem grandes individualidades"

“É mais importante um jogador que torna a sua equipa Grande, do que um Grande jogador numa equipa” - John Wooden

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

E tu, quais são as tuas motivações?

Recentemente estive a ler o livro "gostava de treinar, o que tenho de fazer?", do autor A. Vasconcelos Raposo. O autor é licenciado em Educação Física, mestrado em Ciências do Desporto, com um vasto currículo como professor universitário, treinador da equipa nacional de natação, diretor técnico, autor de vários livros, colaborador do Jornal a Bola, etc.
O livro retrata uma longa conversa entre o treinador (A. Vasconselos Raposo) e um jovem candidato a atleta, onde primeiro, o autor faz referência a vários aspetos gerais sobre como estar no desporto, entender o desporto, as motivações que levam à prática de uma determinada modalidade, as atitudes perante as tarefas do treino e da competição, abordando posteriormente os aspetos mais especificos da atividade do treinador, o processo e organização do treino. Livro interessante para todos os que exercem a função de treinador nos escalões de formação.
Na mensagem que escrevi "devolvam o jogo às crianças", refiro a dificuldade que atualmente existe das crianças poderem brincar/jogar livremente na rua sem a supervisão de um adulto, levando a que muitos pais procurem nos clubes esse espaço lúdico para os seus filhos.
Assim, vou transcrever um pequeno excerto do livro, onde o autor se pronuncia sobre as diferentes motivações das crianças e jovens perante o treino e a competição, independentemente das idades dos atletas.
"O grande problema é quando, dentro de uma equipa, surgem grandes divergências nas motivações dos atletas que treinam em conjunto. Se cada atleta enfrenta as tarefas de treino com posicionamentos diferentes, estamos perante uma situação em que se deverá reorganizar o grupo, por forma a que se consiga treinar de forma correta.
Em momento algum o treino poderá ser local de recreação. O treino é sempre, qualquer que seja a idade dos atletas, um momento que exige grande concentração, para que todos possam aprender convenientemente os ensinamentos transmitidos pelo treinador. O que pensas dos colegas que param a meio de uma distância e fazem com que todo o grupo tenha de ser forçado a alterar a média que deveriam cumprir para atingir o objetivo da mesma? E aqueles que faltam aos treinos e se acham com os mesmos direitos dos que nunca faltam? Não te parece correto convidar este atleta a passar para outro grupo de trabalho? Pertencer a uma equipa não é estarmos todos irmanados num mesmo objetivo dirigido num único sentido?
Se a estas questões deres o apoio que espero de ti, então teremos que separar os que preferem outro tipo de comportamento. A esses, devemos oferecer outro tipo de prática desportiva, mantendo aberta a possibilidade de regressarem ao nosso grupo, quando se sentirem identificados com as nossas motivações e com os objetivos de trabalho de todos."

E tu, quais são as tuas motivações?

Sem comentários:

Enviar um comentário